black and white bed linen

Sarcopenia

Você conhece essa condição?

O que é Sarcopenia?

     Sarcopenia pode ser definida como a perda de massa e força muscular, capaz de comprometer o desempenho físico. É uma condição muito atrelada ao processo do envelhecimento, porém não pode ser considerada "normal da idade".

   Normalmente, é esperado que nossa força física  se reduza desde a idade próxima aos 30 anos ("envelhecimento normal"). Porém, quando falamos em uma perda de força que comprometa a mobilidade a ponto de prejudicar o ato de levantar-se ou andar sozinho, estamos diante do "envelhecimento anormal" (patológico).

  A perda de peso involuntária em idosos é um sinal marcante da Sarcopenia e deve ser um sinal de alerta! Perder peso sem intenção pode indicar uma variedade de condições médicas, psicológicas ou sociais, e faz parte do processo inicial desse problema que afeta negativamente a funcionalidade e a qualidade de vida do idoso.

Causas de perda de peso:

  1. Condições Médicas Crônicas:    Doenças como câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), insuficiência cardíaca e doença renal podem causar perda de peso devido ao aumento das demandas metabólicas e redução do apetite.

  2. Problemas Gastrointestinais:    Condições como úlceras, doença inflamatória intestinal, má absorção e refluxo gastroesofágico podem interferir na digestão e absorção de nutrientes.

  3. Problemas Dentários: Dificuldades para mastigar ou engolir devido a problemas dentários ou de próteses podem levar à ingestão inadequada de alimentos.

  4. Medicação: Certos medicamentos podem causar perda de apetite, náusea ou alterações no paladar, contribuindo para a perda de peso.

  5. Problemas Mentais e Emocionais: Depressão, ansiedade e demência podem afetar o apetite e os hábitos alimentares.

  6. Fatores Sociais: Isolamento social, viver sozinho, dificuldade financeira e falta de acesso a alimentos nutritivos podem contribuir para a perda de peso.

SINAIS DE ALERTA para Sarcopenia

  • Redução significativa do peso. (Ex: Mais do que 5% do peso basal em menos de 6 meses)

  • Roupa que fica larga ou folgada

  • Musculatura flácida.

  • Fadiga e fraqueza

  • Desinteresse por alimentos, principalmente com menor ingesta de proteínas (Ex: carne e leite)

  • Incapacidade de levantar da cama ou cadeira sozinho.

  • Quedas frequentes.

  • Lentidão ao andar.

  • Dificuldade para subir pequenos lances de escada ou ladeira.

A perda de peso e de força muscular geralmente impacta a funcionalidade dos idosos profundamente, que acabam se tornando dependentes para as tarefas do dia a dia e isolados de atividades sociais e recreativas. Além disso, a sarcopenia está relacionada a comprometimento do sistêmica imunológico, tornando os idosos mais suscetíveis a infecções e doenças malignas. Ao final, o resultado dessa condição, quando não combatida, é de redução de qualidade de vida dos idosos.

Tratamentos disponíveis

O tratamento da Sarcopenia em idosos deve ser individualizado e inclui várias abordagens:

  1. Avaliação Médica Completa: Identificar e tratar condições médicas subjacentes que possam estar causando a perda de peso. (Ex: Diabetes não controlado, Hipertireoidismo, etc.)

  2. Ajustes na Medicação: Revisar e ajustar medicamentos que possam estar contribuindo para a perda de apetite ou que causem efeitos adversos como náusea, vômitos e diarréia.

  3. Intervenção Nutricional: É fundamental desenvolver um plano alimentar que atenda às necessidades calóricas e nutricionais do idoso, incluindo a suplementação se necessário.

  4. Melhorias na Saúde Bucal: Garantir que o idoso tenha acesso a cuidados dentários adequados para facilitar a ingestão de alimentos.

  5. Exercício Físico: Incorporar exercícios de força com carga de peso personalizada, a fim de se estimular a formação de massa muscular.

  6. Suporte Emocional e Social: Abordar problemas de saúde mental e fornecer suporte social para reduzir o isolamento, tornando o ambiente alimentar agradável (Ex: estimular refeições na mesa, em grupo, fora da televisão e de outras telas.). 

         Abordar a Sarcopenia de forma abrangente e precoce pode ajudar a melhorar a saúde, a funcionalidade e a qualidade de vida dos idosos, garantindo que mantenham sua independência e bem-estar.