
MÚSCULOS E ENVELHECIMENTO
A relação do envelhecimento e nossa musculatura esquelética não é das mais favoráveis. Atingimos o ponto máximo do nosso desempenho na fase adulta jovem, em torno dos 30-40 anos, tanto para homens quanto para mulheres. A partir desse pico, perdemos força e massa muscular gradativamente, que se acentua ainda mais após 70-80 anos.


Figura: Medidas de força de preensão palmar aferidas por dinamômetro hidráulico em várias fases da vida.
Fonte: Dodds RM et al. Global variation in grip strenth: a systematic review and meta-analysis of normative data. Age Ageing.2016


Além de perder força, perdemos massa muscular ao longo das décadas. Um estudo que avaliou a redução de massa muscular entre os 25 e 75 anos (representando no gráfico abaixo), percebeu uma redução significativa de massa magra em vários compartimentos corporais.
Figura: Perda de massa magra ao longo de 50 anos. EF: Flexores do cotovelo; EE:Extensores do cotovelo; Para: Paravertebrais; Pso: Psoas; Add: Adutores; Ham: Isquiotibiais; Quad: Quadríceps; DF: Dorsiflexores; TS: Tríceps sural.
Fonte: Naruse M et al. Human skeletal muscle-specific atrophy with aging: a comprehensive review. Journal of Applied Physiology. 2022
saiba como medir sua força e massa muscular
FORÇA MUSCULAR: O método mais validado atualmente para aferição de força muscular em consulta médica é a medidade de "força de preensão palmar" pelo Dinamômetro hidráulico. A força do punho, medida neste teste (foto ilustrativa abaixo), mostrou-se um bom preditor de força corporal global. A medida é realizada com o paciente assentado em cadeira confortavelmente e se afere a força no membro superior dominante.
Além deste método, existem testes de desempenho para avaliação de força e desempenho de membros inferiores (Teste te levantar e sentar da cadeira, Timed up and Go, velocidade de marcha em 4 metros, etc.). Sendo todos eles complementares em uma avaliação global da força.


Figura ilustrativa: Técnica de aferição de força de punho por dinamômetro hidráulico.
MASSA MUSCULAR: Um instrumento preciso para avaliação de massa magra corporal total é Bioimpedância Elétrica. Neste exame, por meio das medidas de resistência e reatância, é porssível que seja inferida com alto grau de precisão a quantidade total de água corporal, gordura e massa magra. Além disso, é possível avaliação de "qualidade muscular" por meio de ângulo de fase. Todos esses valores descritos, são possívels de serem avaliados em uma bioimpedância cintífica (tetrapolar), sendo o exame realizado com paciente deitado (melhor posição para equalização dos fluidos corporais). Veja a foto ilustrativa abaixo. Como forma de melhor entendimento, não estamos falando aqui das balanças que medem o paciente em pé (aferição de impedância perna-perna), que são instrumentos de menos precisão.
Além deste método, existem outros menos disponíveis como a Densitometria para avaliação de composição corporal, a Ressonância Magnética e a Tomografia Computadorizada. Todos eles são métodos precisos, porém não são disponíveis para avaliação dentro de consultório médio.


Figura ilustrativa: Técnica de bioimpedância elétrica com aparelho tetrapolar.
A avaliação da força e da massa muscular é recomendada para todo adulto que se preocupa em fazer melhor gestão do seu desempenho físico em busca de uma melhor longevidade! Ainda mais para aqueles atletas que desejam manter a performance em alto rendimento.
Se ainda houver alguma dúvida relacionada ao tema ou ao evenlhecimento, não deixe de me enviar uma mensagem no formulário abaixo . Será uma satisfação contribuir para seu aprendizado!
conceitos finais
CONTATO
MANDE UMA MENSAGEM
@drnunolima


ENDEREÇO
Av. Rio Branco, nº 2555 (Sala 604) Centro. Juiz de Fora -MG
clínica salus